LOCALIZAÇÃO: Praia agreste localizada na Área de Proteção Ambiental da Costa Brava, na Interpraias, na cidade de Balneário Camboriú – SC.

A Construtora THA, desde 2005 insiste em viabilizar a construção de um condomínio residencial no local, comprou a praia e considera-se no direito de ocupá-la. Desde então, a construção vem sendo questionada pela comunidade local e ambientalistas que não aceitam a implantação do empreendimento.

Por tratar-se de um dos últimos ecossistemas costeiros brasileiros, com elevado grau de conservação e valoroso patrimônio natural paisagístico reconhecido pela própria comunidade local e por inúmeros turistas que a freqüentam assiduamente o local, para contemplar a paisagem que encanta a todos, o Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental – IDEIA reivindica que este rico ecossistema, que contempla Mata Atlântica e Restinga, seja transformado em um Parque Natural Municipal, conforme a Lei nº 9985/2000, referente ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Para tanto, o Instituto coloca a disposição o abaixo assinado em prol a preservação da Praia de Taquarinhas a todos que comungam da mesma IDEIA.

Segue o parecer da Profª Dra. Rosemeri Carvalho Marenzi sobre a Preservação da Praia de Taquarinhas

Taquarinhas constitui-se em um dos últimos promontórios costeiros preservados no litoral catarinense. Mantém costa recortada com praia límpida e vegetação conservada, conjunto de elementos que expressa relevante biodiversidade de valor ecológico e beleza cênica de importância paisagística.
Esta área apresenta potencial a pesquisa científica, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e ao turismo ecológico, objetivos que podem ser alcançados com a implantação de um Parque Natural Municipal, categoria de Unidade de Conservação de domínio público e uso coletivo.

Rosemeri Carvalho Marenzi
Eng. Florestal, Dra em Conservação da Natureza
Laboratório de Unidades de Conservação - UNIVALI

No final de 2009 o Deputado Estadual Sargento Amauri Soares protocolou um projeto para transformar o local em um Parque Estadual. Atualmente a discussão do destino da Praia de Taquarinhas ganhou dimensão estadual. O que fortalece ainda mais a concretização do referido parque.

 
 
 
     
©2007 IDEIA - Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental
Reconhecida de utilidade pública do Município de Balneário Camboriú - Santa Catarina
Decreto nº4.455/2006            Fundado em julho de 2005
Desenvolvido por MLBC